Biodiversidade: educar para a sustentabilidade

Curso de Difusão Biodiversidade : educar para a sustentabilidade

29 de Setembro, 06, 20 e 27 de Outubro – Curso Semi Presencial (aos sábados, das 09h às 13h)

(DIA 29/09) Prof. Dr. Ronaldo Bastos Francini (Laboratório de Biologia da Conservação da Universidade Católica de Santos)
(DIA 06/10) Profa. Dra. Beatriz Pacheco Jordão (Instituto de Biociências da USP) e Prof. André Müller de Mello (Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos)
(DIA 20/10) Profa. Dra. Débora Martins de Freitas (Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP)
(DIA 27/10) Prof. Dr. Flavio Augusto de Souza Berchez (Instituto de Biociências da USP)

Carga Horária: 30 (16 horas presenciais e 14 horas não presenciais) – Gratuito e com certificação!

Diante da questão da acelerada crise da biodiversidade e sua relação com o âmbito educativo, o conceito de diversidade de vida torna-se tema central na compreensão de diversos desafios relacionados à conservação do meio ambiente. Seu estudo pode ajudar a compreender a base em que formamos nossos valores, possibilitando a busca por soluções para os problemas ambientais contemporâneos. Faz-se necessário educar para novas relações com os territórios, a fim de tornarem-se mais sustentáveis, além de estratégias de gestão dos espaços públicos naturais, incluindo aí as questões urbanas.

As aulas expositivas e atividades práticas do curso visam promover a participação das comunidades nos processos de decisão e diálogos acerca das políticas públicas ambientais, incentivando medidas imediatas necessárias à defesa da megadiversidade brasileira.

Público alvo: Estudantes de graduação, administradores de empresas e de áreas de uso social, gestores e técnicos de áreas naturais protegidas públicas e particulares, profissionais ligados a organizações educativas, professores do Ensino Médio e Fundamental, comunicadores, além do público em geral interessado nas questões socioambientais contemporâneas.

Objetivos do curso:

– Oferecer a profissionais ligados à educação e à conservação/preservação do meio ambiente, subsídios para abordagens transdisciplinares em suas estratégias de ação e planejamento;

– apresentar informações e propiciar reflexões acerca das questões socioambientais ligadas à crise da biodiversidade, como meio de incremento da divulgação científica de mecanismos legais e educacionais para a preservação dos habitats naturais;

– Evidenciar a importância da biodiversidade para a nossa qualidade de vida, aumentando a consciência pública sobre a urgência e a amplitude do tema; e

– Discutir alguns dos programas nacionais e internacionais já empreendidos para salvaguardara biodiversidade, reconhecendo as organizações atuantes e as possibilidades de maior envolvimento da população com tais ações.

setembro, 2018

29set09:00Biodiversidade: educar para a sustentabilidadeCurso de Difusão - 30 horas

sábado, 29 set 2018, 09:00

Curso de Difusão Biodiversidade : educar para a sustentabilidade