Curso de Difusão “Memórias do Açúcar: histórias, vivências e receitas”

Dias 16, 23 e 30 de Setembro e 07 de Outubro (Sábados, das 09h00 às 13h00)

Carga Horária: 30 Horas | Gratuito e Certificado.

Profa. Dra. Vera Lúcia Amaral Ferlini (Doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica PELA Universidade de São Paulo; Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões).

Profa. Dra. Joana Monteleone (Pós-Doutoranda na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Doutora e Mestre em História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo).

O Engenho São Jorge dos Erasmos, monumento histórico ligado á Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), é raro remanescente da primeira fase açucareira do Brasil e marco da colonização de São Paulo, no século XVI. A história do açúcar, além de sua relação fundante com a história do Brasil, constitui importante capítulo da história da alimentação moderna. No curso, os temas serão abordados de forma a relacionar a vivência dos alunos com o cotidiano do açúcar, a história do açúcar em São Paulo, a construção do engenho dos Erasmos a uma história da doçaria e das práticas culinárias ligadas ao doce.

Tópicos abordados: O açúcar: da Europa ao Novo Mundo”; “Um artigo de luxo: a mesa dos reis”; “De especiaria a alimento: a produção tropical”; “Os Engenhos: núcleos de produção, povoamento e defesa”; “Uma civilização do açúcar”; “O engenho São Jorge dos Erasmos: história, espaço e memórias”; “Bebidas Coloniais – Chocolate, Café e Chá”; “Uma revolução alimentar: consumo, receitas e sociabilidades”; “Energia para os trabalhadores”; “Uma História da Cachaça”; “Os espaços sociais: confeitaria e festas”.

As inscrições devem ser feitas abaixo e mediante preenchimento de formulário específico que chegará por e-mail, obrigatório e condicional para efetivação da inscrição no Sistema USP. Vagas limitadas (60).

Maiores informações através do telefone 13.3229-2703 ou do e-mail RESJERASMOS@GMAIL.COM

setembro, 2017

16set - 7outset 1609:00out 7Curso de Difusão "Memórias do Açúcar: histórias, vivências e receitas"

sábado, 16 set 2017, 09:00 - sábado, 07 out 2017, 13:00

Engenho dos Erasmos

Rua Alan Cíber Pinto, nº 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos

Curso de Difusão “Memórias do Açúcar: histórias, vivências e receitas”

Dias 16, 23 e 30 de Setembro e 07 de Outubro (Sábados, das 09h00 às 13h00)

Carga Horária: 30 Horas | Gratuito e Certificado.