História, Arte e Arquitetura

Curso de Difusão “História, Arte e Arquitetura: um olhar sobre a influência europeia no Brasil (séculos XVIII – XIX)“, com Prof. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio (UNIMES / UNISANTOS)

13 de outubro a 08 de novembro | 100% online | Gratuito e certificado

O curso traz oportunidades para compreender melhor, através de rico acervo textual e iconográfico, as marcas europeias na multiétnica herança cultural brasileira. Utilizando bibliografia vasta e pertinente, o curso proporciona, com auxílio da historiografia do período, investigação acerca das influências estéticas de movimentos artístico-culturais europeus no patrimônio histórico-arquitetônico nacional.

Com recursos exclusivos, as aulas e as atividades propostas oferecem uma visão panorâmica sobre o universo simbólico presente nas histórias da arte e da arquitetura, apurando nosso olhar para detalhes até então despercebidos, presentes nos casarios, templos, praças, prédios públicos, palácios, jardins e obras de arte, para além de sua tão marcada presença na língua, na literatura, na música, no artesanato e nos calendários festivos.

Em aulas ilustradas, o Prof. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio nos convida a revisitar, através da dialética entre a arte e a arquitetura, os períodos que envolvem desde o advento do barroco no Brasil, a chegada da Família Real e a abertura dos portos, as tradições da Escola Neoclássica Francesa, até os primórdios do Modernismo na transição do século (XIX – XX).

Prof. Me. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio – possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1983) e em História (2003) pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Atualmente é professor no Curso de História da UNISANTOS (Historia do Brasil, Historia da Arte e Historia Antiga) e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade Educação a Distância (EAD). Organizador e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMES, além de autor do material didático teórico do curso (História e Teoria da Arquitetura); Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica de Santos. Artista plástico, mantém Ateliê e Galeria de Arte em São Francisco Xavier – SP, expondo seus trabalhos no Brasil e no exterior, desde 1975.

CRONOGRAMA DO CURSO

– ACESSO À PLATAFORMA MOODLE – dia 13 de Outubro

– MÓDULO I – INTRODUÇÃO: CONCEITOS E CONJUNTURAS – de 14 a 20/10

– MÓDULO II – TRAJETÓRIA COLONIAL: INFLUÊNCIAS E ESPECIFICIDADES (Renascimento I | Brasil Colonial: o início | Renascimento II) – de 21 a 27/10