Geopolítica e Geoeconomia no Ensino Fundamental (MANHÃ)

Os conteúdos de Geoeconomia e Geopolítica presentes no currículo da Geografia Escolar são bastante complexos para os estudantes do ensino fundamental, pois envolvem habilidades de interpretação de realidades díspares do cotidiano do estudante, compreensão da noção de multiescalaridade e correlação de fatos pretéritos e contemporâneos. Dada essa complexidade exigem do professor uma didática e metodologia de trabalho que aproxime esses conteúdos da realidade do aluno. Nesse sentido, nossa proposta é um debate sobre o uso de imagens/vídeos veiculadas em História em Quadrinhos (HQs) e desenhos animados nas aulas de Geografia no ensino fundamental.

Conteúdos Abordados:

1. Geoeconomia e Geopolítica do século XXI: breve retomada conceitual.
  2. Geoeconomia e Geopolítica na Geografia Escolar.
  3. HQs e vídeos como ferramenta de ensino e aprendizagem na Geografia.
  4. O uso de HQs e vídeos na Geoeconomia e Geopolítica

Sobre a palestrante, Profa. Dra. Regina Helena Tunes:

Professora Adjunta no Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua também como professora do curso de Geografia na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Mestre e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em pesquisas sobre Geografia Econômica, especialmente no debate sobre reestruturação produtiva, inovação e políticas públicas. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Regionais (LERGEO) da USP.

agosto, 2018

21ago09:00Geopolítica e Geoeconomia no Ensino Fundamental (MANHÃ)uma proposta de uso de HQ e imagens (Profa. Dra. Regina Helena Tunes)

terça, 21 ago 2018, 09:00

Conteúdos Abordados:

1. Geoeconomia e Geopolítica do século XXI: breve retomada conceitual.
  2. Geoeconomia e Geopolítica na Geografia Escolar.
  3. HQs e vídeos como ferramenta de ensino e aprendizagem na Geografia.
  4. O uso de HQs e vídeos na Geoeconomia e Geopolítica

Sobre a palestrante, Profa. Dra. Regina Helena Tunes: