História, Luz e Som

Espetáculo “História, Luz e Som: memórias de um Velho Engenho”

O Espetáculo é uma iniciativa original no contexto da USP e da Baixada Santista, aliando arte e ciência em uma experiência de difusão cultural que valoriza este importante testemunho histórico e arqueológico. Ao associar temas da História do Brasil com espaço de fruição artística, a projeção aguça a sensibilidade do espectador.

A partir de sugestão, em 2010, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Profa. Dra. Vera Lucia Amaral Ferlini e o arquiteto e arqueólogo Silvio Luiz Cordeiro idealizaram o Espetáculo, que pôde ser realizado com o financiamento do BNDES. O videomapping – projeção de imagens em sincronia com trilhas musicais e paisagens sonoras – permite aos espectadores acompanharem narrativa concebida para explorar a dimensão histórica das Ruínas e garante uma experiência envolvente para o público. São as próprias estruturas em ruínas, no seu estado bruto, que formam certos planos propícios à projeção audiovisual.

A obra fundamenta-se em estudos a partir de diversas referências documentais e levantamentos, seja em História, Arqueologia e Arquitetura, e estudos que tiveram por objeto, sobretudo, o próprio Monumento Nacional. Temas essenciais relacionados à História do Brasil e do Açúcar, como a escravidão, a tecnologia envolvida nos processos produtivos, os povos indígenas nativos e a devastação da Mata Atlântica, por exemplo, são abordados no espetáculo, através de elementos simbólicos.

O Espetáculo contribui para a divulgação deste Patrimônio Cultural, evidência física mais antiga da presença europeia no Brasil e bem tombado pelo IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA, além de promover apropriação do bem histórico pela sociedade, propiciando informação, educação e cultura.

O evento começa às 19h horas, no auditório do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

As vagas são gratuitas e limitadas, e as inscrições devem ser feitas online, pelo botão abaixo.

Obs: Em caso de chuva, um vídeo alternativo será exibido no auditório da Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária.

outubro, 2018

20out19:00História, Luz e Sommemórias de um velho engenho

sábado, 20 out 2018, 19:00

Espetáculo “História, Luz e Som: memórias de um Velho Engenho”