Lançamento do documentário: “Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho”

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos contempla as mais antigas ruínas do período colonial do Brasil. O inédito documentário “Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho” reúne imagens de arquivo e gravações produzidas na Bélgica para revisitar a história deste significativo sítio arqueológico, a partir de um manuscrito redigido em São Vicente no ano de 1548 destinado ao seu proprietário, um abastado mercador estabelecido em Antuérpia, Erasmus Schetz. Passados 480 anos, os remanescentes arquitetônicos deste velho engenho testemunham o período histórico de formação de nossa sociedade mestiça.

Direção, Produção, Roteiro e Montagem: Silvio Luiz Cordeiro
Realização: Museu Imaginário – Arte, Cultura e Ciência
Ano: 2017
Duração: 58 minutos

O Espetáculo é uma iniciativa original no contexto da USP e da Baixada Santista, aliando arte e ciência em uma experiência de difusão cultural que valoriza este importante testemunho histórico e arqueológico. Ao associar temas da História do Brasil com espaço de fruição artística, a Projeção aguça a sensibilidade do espectador.

A partir de sugestão, em 2010, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Profa. Dra. Vera Lucia Amaral Ferlini e o arquiteto e arqueólogo Silvio Luiz Cordeiro idealizaram o Espetáculo, que pôde ser realizado com o financiamento do BNDES. Ovideomapping – projeção de imagens em sincronia com trilhas musicais e paisagens sonoras – permite aos espectadores acompanharem narrativa concebida para explorar a dimensão histórica das Ruínas e garante uma experiência envolvente para o público. São as próprias estruturas em ruínas, no seu estado bruto, que formam certos planos propícios à projeção audiovisual.

A obra fundamenta-se em estudos a partir de diversas referências documentais e levantamentos, seja em História, Arqueologia e Arquitetura, e estudos que tiveram por objeto, sobretudo, o próprio Monumento Nacional. Temas essenciais relacionados à História do Brasil e do Açúcar, como a escravidão, a tecnologia envolvida nos processos produtivos, os povos indígenas nativos e a devastação da Mata Atlântica, por exemplo, são abordados no espetáculo, através de elementos simbólicos.

O Espetáculo contribui para a divulgação deste Patrimônio Cultural, evidência física mais antiga da presença europeia no Brasil e bem tombado pelo IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA, além de promover apropriação do bem histórico pela sociedade, propiciando informação, educação e cultura.

DETALHES DO EVENTO

agosto, 2017

19ago17:30- 20:00Lançamento do documentário: "Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho"Espetáculo

sábado, 19 ago 2017, 17:30 - sábado, 19 ago 2017, 20:00