VI Seminário Internacional de História do Açúcar

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, Base Avançada da Pró – Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo em Santos e a Cátedra Jaime Cortesão USP/ Camões Instituto de Cooperação e da Língua organizam o VI Seminário Internacional de História de Açúcar, entre 27 e 29 de novembro de 2017, em Santos.

O evento dá continuidade aos encontros bienais, que desde 2005 têm permitido a constituição de uma Rede Internacional de História do Açúcar, estimulando pesquisas e publicações. Em sua 6a edição, o Seminário destaca, na perspectiva das Ciências Humanas, como o açúcar transita do Levante ao Mediterrâneo, do Al Andaluz às Ilhas Atlânticas e à América, transformando-se de exótica especiaria em produto de consumo global e globalizante.

1. Estimular o balanço historiográfico sobre a história do açúcar
  2. Cotejar as diversas leituras historiográficas sobre o tema;
  3. Apresentar o estado atual dos acervos documentais
  4. Expor e discutir questões sobre economia, sociedade e cultura material da produção açucareira, em especial ênfase nos sistemas produtivos, no transporte, na comercialização e nos avanços e nas mudanças do consumo.

Sub –Temas

1. Açúcar: trabalho e técnicas;
  2. Transporte e comércio do açúcar;
  3. Arquiteturas e arqueologias dos espaços açucareiros;
  4. Açúcar e políticas públicas;
  5. Consumo do açúcar: economia, alimentação e cultura material;
  6. Historiografia do açúcar: paradigmas e debates.

novembro, 2017

27nov - 29Dia InteiroVI Seminário Internacional de História do AçúcarAçúcar, Produção, Circulação e Consumo

novembro 27 (Segunda) - 29 (Quarta)

1. Estimular o balanço historiográfico sobre a história do açúcar
  2. Cotejar as diversas leituras historiográficas sobre o tema;
  3. Apresentar o estado atual dos acervos documentais

Sub –Temas

1. Açúcar: trabalho e técnicas;
  2. Transporte e comércio do açúcar;
  3. Arquiteturas e arqueologias dos espaços açucareiros;
  4. Açúcar e políticas públicas;
  5. Consumo do açúcar: economia, alimentação e cultura material;
  6. Historiografia do açúcar: paradigmas e debates.