EVENTOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Não há nenhum evento marcado por enquanto.
EVENTOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Não há nenhum evento marcado por enquanto.
EVENTOS PASSADOS
9abr16:00TENOR JEAN WILLIAM | CONCERTO GRATUITO "MI TIERRA"
sábado, 09 abr 2022, 16:00
Livre para todas as idades
Engenho dos Erasmos e Museu do Café receberão o tenor Jean William para concerto gratuito no Salão do Pregão Programação acontecerá no sábado, 9 de abril, no edifício da antiga Bolsa
Mais
Engenho dos Erasmos e Museu do Café receberão o tenor Jean William para concerto gratuito no Salão do Pregão
Programação acontecerá no sábado, 9 de abril, no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café
Dando continuidade às programações musicais no edifício da antiga Bolsa Oficial, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá um novo espetáculo gratuito no Salão do Pregão, em parceria com o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), em Santos.
No dia 9 de abril, às 16h, o público terá a oportunidade de acompanhar o concerto do tenor Jean William, com um repertório especial para o patrimônio santista.
A apresentação de William, que também circulará pelas cidades de Jundiaí e Ribeirão Preto, oferece um mix de sons, reunindo bolero, tango, rumba e salsa, além de canções originárias da cultura negra latino-americana, derivadas de cantos tradicionais.
Após estudar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o cantor, originário de Barrinha, participou de grandes festivais de música internacionais e protagonizou a estreia da ópera “A Rainha da Neve”, na cidade de Vicenza, Itália. Já passou, inclusive, pelos principais palcos do mundo, como o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, em Nova York.
Não é necessário realizar inscrição prévia para assistir ao evento, bastando comparecer ao MC na ocasião, com a carteirinha de vacinação da covid-19 (física ou digital). A documentação é obrigatória para a entrada no prédio.
Parceria: Museu do Café e Engenho dos Erasmos
Além de colaborações entre os setores educativos, as instituições uniram forças para proporcionar essa experiência musical aos coffee lovers visitando o edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. William e o Engenho têm uma longa história juntos: o cantor já realizou recitais com árias de óperas famosas no equipamento da USP e compartilhou detalhes sobre a sua trajetória profissional. Outro ponto marcante dessa atuação conjunta foi o espetáculo em homenagem à temática da Consciência Negra, em 2019.
Pensando no impacto positivo das programações, a gestão do Monumento Nacional buscou ampliar ainda mais seu alcance, trazendo ao Museu do Café a oportunidade de sediar um dos eventos.
Museu do Café (museudocafe.org.br)
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AÇÚCARPAISAGENS, PATRIMÔNIOS E IDENTIDADES AÇUCAREIRAS
Evento ao longo do mês (junho)
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AÇÚCAR PAISAGENS, PATRIMÔNIOS E IDENTIDADES AÇUCAREIRAS “A paisagem é o resultado de uma acumulação de tempos” Milton Santos O
Mais
“A paisagem é o resultado de uma acumulação de tempos”
Milton Santos
O VII Congresso Internacional de História do Açúcar, a realizar-se entre os dias 22 e 25 de junho de 2021, propõe dentro dos problemas atuais de grande relevância, discutir PAISAGENS, PATRIMÔNIOS E IDENTIDADES AÇUCAREIRAS. A preservação da memória e a manutenção do patrimônio (enquanto espelho de seu tempo) são hoje, para o historiador, uma prescrição acadêmica. Utilizado para construir identidades; conferir status a determinada posição intelectual; incentivar a utilização de repertórios; enfim, reforçar a resistência de grupos, o patrimônio tornou-se um instrumento poderoso de expressão cultural. Tal premissa é essencial nas discussões propostas neste encontro, que articula, na perspectiva da História do Açúcar, paisagens, patrimônios e identidades, para mapear dimensões plurais que o universo açucareiro traduz. O aprofundamento da consciência crítica sobre as interfaces desse tripé possibilitará a percepção, simultaneamente global e local, das questões, discutindo os espaços de plantio, de fabrico, as dinâmicas mercantis e as diferentes “civilizações do açúcar” na qualificação desses marcos de identidade.
As comunicações serão transmitidas ao vivo pelo Youtube da Cátedra Jaime Cortesão USP.
A. Objetivos:
1. Estimular o balanço historiográfico sobre a história do açúcar;
2. Cotejar as diversas leituras historiográficas sobre o tema;
3. Apresentar o estado atual dos acervos documentais;
4. Expor e discutir questões sobre economia e cultura material da produção açucareira, em especial ênfase nos sistemas produtivos, no transporte, na comercialização e nos avanços e nas mudanças do consumo.
B. Temas
1. Cultura letrada: romances, poemas, memórias e folhetins;
2.Técnicas, equipamentos e sistemas produtivos: o patrimônio açucareiro;
3. Identidade e solidariedade: vida doméstica, arranjos familiares e compadrio;
4. Saberes do açúcar: hábitos, heranças e receitas;
5. Festas, lendas e cultos no mundo do açúcar;
6. Terras do açúcar: o patrimônio fundiário;
7. Paisagens do açúcar: matas, lavouras e engenhos;
8. Arquiteturas açucareiras: moradias, engenhos e usinas;
9. Arqueologia do açúcar: sítios e artefatos;
10. Patrimônios econômicos do açúcar: capitais, finanças e fortunas;
11. Temas, problemas e fontes para a História do Açúcar.
REALIZAÇÃO
Cátedra Jaime Cortesão
HISTÓRIA E CACHAÇACurso de Difusão
Evento ao longo do mês (novembro)
Curso de Difusão "História e Cachaça", com a Profa. Dra. Joana Monteleone Às terças, dias 17 e 24 de novembro e 01 e 08 de Dezembro (das 16h30 às 18h30) |
Mais
Curso de Difusão “História e Cachaça”, com a Profa. Dra. Joana Monteleone
Às terças, dias 17 e 24 de novembro e 01 e 08 de Dezembro (das 16h30 às 18h30) | 100% online | Gratuito e certificado (10 horas)
O curso será dividido em 4 aulas temáticas, cada uma abordando um aspecto relacionado à História da Cachaça no Brasil. Objetiva-se refletir com o público sobre alimentos e bebidas de seu cotidiano e as formas com que tais produtos transformam a história de onde moram. A História da Alimentação em geral, e a História das bebidas em particular, evidenciam aspectos interessantes da realidade, muitas vezes ocultos numa primeira leitura. Por meio da História da Alimentação podemos pensar sobre a economia, sobre patrimônio, sobre literatura e sobre aspectos religiosos e antropológicos de práticas quase nunca vistas sob esse prisma. Dessa forma, outro dos objetivos do curso é fazer com que os alunos questionem seu cotidiano, pensem em práticas do dia a dia e revejam suas relações com alimentos e bebidas. Serão também indicadas fontes e novas maneiras de se abordar o assunto.
O curso é composto por quatro aulas online (atividades síncronas), transmitidas no Youtube, com suporte técnico da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, sempre às terças, das 16h30 às 18h30. Durante as aulas, o público poderá interagir com a Profa. Joana Monteleone, utilizando o “chat” da sala de transmissão. As dúvidas e/ou comentários serão respondidos pela especialista durante os últimos trinta minutos da transmissão, com mediação da equipe do Engenho dos Erasmos.
Já as atividades não supervisionadas, enviadas por correio eletrônico, serão baseadas em quatro arquivos, correspondentes aos quatros encontros online, contendo bibliografia comentada, trechos de obras literárias para análise, sugestões de leituras complementares e de passeios por acervos virtuais.
Público Alvo: Profissionais da educação, estudantes do ensino médio/técnico/superior, profissionais das ciências humanas e do turismo, artistas, agentes culturais, além do público geral interessado em literatura/arte/meio ambiente.
ATENÇÃO – PARA SER CERTIFICADO (A) É PRECISO ASSINAR PELO MENOS 3 DAS 4 LISTAS DE PRESENÇA DAS AULAS
Programa do curso:
Aula 1. A CACHAÇA É UMA FESTA: BEBIDA É CULTURA (17/11)
Os significados sociais e econômicos ligados à cachaça. Nesse módulo, vamos discutir os conceitos de cultura, a história das bebidas no mundo e distintos impactos no cotidiano e na economia. Vinho, cerveja, cachaça – todas as bebidas têm uma história rica em relações humanas. Ao mesmo tempo, serão abordados e discutidos conceitos relacionados a festas e ao festejar.
Aula 2. CACHAÇA E CULTURA BRASILEIRA (24/011)
Aqui começamos a ver como o cauim, espécie de cerveja fermentada indígena, dá lugar à cachaça na preferência pelos homens que habitavam o Brasil colonial. É uma história de muitos séculos, que envolve a expansão das culturas açucareiras na América.
Aula 3. CACHAÇA: LITERATURA E HISTÓRIA (01/12)
Refletiremos sobre a enorme influência que a cachaça tem na história da arte brasileira e, mais especificamente, na literatura. Autores, ao longo de vários séculos, escreveram sobre a cachaça, criando personagens e histórias que envolvem a bebidas em diferentes aspectos. Jorge Amado em “A morte e a Morte de Quincas Berro d´Água”, José Lins do Rego com seu ciclo dos romances de cana de açúcar, José Calasans, com “Cachaça Moça Branca” e uma relação extensa de ditados, versinhos e motes sobre a bebida, são apenas alguns exemplos de estudiosos e escritores que se debruçaram sobre o assunto e cujas obras serão abordadas.
Aula 4. CACHAÇA E RELIGIÃO: RITUAIS, TRADIÇÕES E SIGNIFICADOS (08/12)
Aqui, veremos a relação entre cachaça e religiões afro-brasileiras. De que maneira a religião incorpora em suas práticas rituais cotidianas a presença de bebidas alcóolicas, seja o vinho no catolicismo, seja a cachaça na Umbanda e Candomblé. Veremos também o pensamento da antropóloga Mary Douglas sobre o assunto e maneiras a aprofundar alguns tópicos teóricos.
terça, 13 out 2020, 00:00 - domingo, 08 nov 2020, 23:59
Curso de Difusão "História, Arte e Arquitetura: um olhar sobre a influência europeia no Brasil (séculos XVIII – XIX)", com Prof. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio (UNIMES / UNISANTOS) 13 de
Mais
Curso de Difusão “História, Arte e Arquitetura: um olhar sobre a influência europeia no Brasil (séculos XVIII – XIX)“, com Prof. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio (UNIMES / UNISANTOS)
13 de outubro a 08 de novembro | 100% online | Gratuito e certificado
O curso traz oportunidades para compreender melhor, através de rico acervo textual e iconográfico, as marcas europeias na multiétnica herança cultural brasileira. Utilizando bibliografia vasta e pertinente, o curso proporciona, com auxílio da historiografia do período, investigação acerca das influências estéticas de movimentos artístico-culturais europeus no patrimônio histórico-arquitetônico nacional.
Com recursos exclusivos, as aulas e as atividades propostas oferecem uma visão panorâmica sobre o universo simbólico presente nas histórias da arte e da arquitetura, apurando nosso olhar para detalhes até então despercebidos, presentes nos casarios, templos, praças, prédios públicos, palácios, jardins e obras de arte, para além de sua tão marcada presença na língua, na literatura, na música, no artesanato e nos calendários festivos.
Em aulas ilustradas, o Prof. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio nos convida a revisitar, através da dialética entre a arte e a arquitetura, os períodos que envolvem desde o advento do barroco no Brasil, a chegada da Família Real e a abertura dos portos, as tradições da Escola Neoclássica Francesa, até os primórdios do Modernismo na transição do século (XIX – XX).
Prof. Me. Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio – possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1983) e em História (2003) pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Atualmente é professor no Curso de História da UNISANTOS (Historia do Brasil, Historia da Arte e Historia Antiga) e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade Educação a Distância (EAD). Organizador e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMES, além de autor do material didático teórico do curso (História e Teoria da Arquitetura); Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica de Santos. Artista plástico, mantém Ateliê e Galeria de Arte em São Francisco Xavier – SP, expondo seus trabalhos no Brasil e no exterior, desde 1975.
CRONOGRAMA DO CURSO
– ACESSO À PLATAFORMA MOODLE – dia 13 de Outubro
– MÓDULO I – INTRODUÇÃO: CONCEITOS E CONJUNTURAS – de 14 a 20/10
– MÓDULO II – TRAJETÓRIA COLONIAL: INFLUÊNCIAS E ESPECIFICIDADES (Renascimento I | Brasil Colonial: o início | Renascimento II) – de 21 a 27/10
– MÓDULO III – HISTÓRIA E ESTÉTICA DO BARROCO (Barroco na Europa | Brasil: sociedade aurífera e a estética predominante | O Barroco no Brasil – de 28/10 a 03/11
– MÓDULO IV – ARTE E ARQUITETURA: RUMO AO SÉCULO XX (Neoclássico Europeu no Brasil Imperial | Rumo ao Século XX: arte em transição)
quarta, 18 mar 2020, 00:00 - domingo, 10 mai 2020, 23:59
COMUNICADO: O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos acompanha com atenção os efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Seguindo as novas medidas de segurança
Mais
COMUNICADO:
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos acompanha com atenção os efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Seguindo as novas medidas de segurança divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo, o Engenho dos Erasmos anuncia a suspensão da visitação às ruínas, bem como o cancelamento de todas as programações e atividades.
A medida foi adotada para prevenir riscos de transmissão direta do Coronavírus (COVID-19). Nossa preocupação é garantir a segurança e a saúde dos nossos visitantes, assim como dos nossos colaboradores que em home office trabalham normalmente.
Continuaremos ativos nas redes sociais, buscando responder qualquer dúvida por meio de comentários e inbox, além de manter os seguidores informados sobre o desenvolvimento no assunto.
O retorno das atividades se dará após as orientações do Governo do Estado de São Paulo, e será comunicado por meio dos nossos canais de comunicação.
Receba nossos eventos em seu email!
Error
Obrigado por se cadastrar em nosso mailing.