Dúvidas frequentes

Dicas

As visitas dialogadas/guiadas podem ser moldadas de acordo com o visitante. Disponibilizamos uma visita prévia aos professores e líderes de grupos para que haja uma conversa com o setor educativo visando planejamento conjunto acerca do tempo disponível, atividades extras e direcionamento disciplinar da visita.

Em dias ensolarados aconselhamos o uso de boné e protetor solar. Por questões de segurança, o uso de tênis e calças também é aconselhado.

Dúvidas Frequentes

Qual é o horário de funcionamento do Engenho dos Erasmos?
Funcionamos todos os dias da semana, inclusive finais de semanas e feriados. Sempre das 9h às 16h – Excepcionalmente em alguns feriados não há visitação guiada.

Precisa pagar para visitar as Ruínas?
Não, todas as nossas atividades são totalmente gratuitas.

Há visitas dialogadas/guiadas em dias de chuva?
As visitas ao sítio arqueológico ficam suspensas durante as chuvas, porém as atividades na Base Avançada de Cultura e Extensão ocorrem normalmente.

O Monumento Nacional conta com acessibilidade para cadeirantes?
Sim, a Base Avançada de Cultura e Extensão é acessível aos cadeirantes (o que inclui o auditório, biblioteca, sala didática e os sanitários). O sítio arqueológico, onde estão as ruínas do antigo engenho de açúcar, passarão por intervenções arquitetônicas ao longo dos dois próximos anos para que se torne também plenamente acessível.

Há outras atividades no Monumento Nacional além das visitas dialogadas/guiadas?
Sim, o bem cultural realiza oficinas, projetos educativos, abriga exposições temporárias, sedia eventos diversos e oferece o Programa Portas Abertas, publicando semestralmente um calendário de ações culturais.

Quero ir com a minha família, é necessário agendar visita?
Não, visitas para famílias ou amigos (até 5 pessoas) não é necessário agendar.

Quero visitar as Ruínas com os meus alunos/ meu grupo, o que faço?
As visitas para grupos devem ser agendadas pelo telefone (13) 3229-2703.

Estou fazendo uma pesquisa sobre Engenhos de Açúcar, vocês possuem material para disponibilizar?
Sim, temos uma biblioteca com acervo amplo para pesquisa, porém a consulta aos livros deve acontecer no espaço da Base Avançada.

É permitido fotografar o local?
Sim. No entanto, a fotografia é permitida exclusivamente para fins particulares, não comerciais e para fins acadêmicos. A restrição se dá para que a imagem do bem cultural não seja usada irregularmente. É sempre necessário solicitar autorização prévia para fotografar ou filmar o local.

As visitas contam com a presença de educadores?
Sim, todas as visitas são acompanhadas por educadores.