Biodiversidade: a Escola e seu Entorno

Caros Professores e Professoras,

A atividade educativa “Biodiversidade: a Escola e seu Entorno” aborda questões ligadas ao currículo do ensino básico como biodiversidade, Mata Atlântica, plantas nativas e exóticas e preservação do meio ambiente. Além disso, esses temas podem subsidiar uma série de discussões acerca de questões que fazem parte do dia a dia dos alunos e professores.

Procuramos uma abordagem lúdica como um caminho para a apropriação afetiva dos temas propostos.

“Biodiversidade: a Escola e seu Entorno” consiste em uma oficina desenvolvida em quatro tempos:

1. Observação de representações da Mata Atlântica, quando podem ser exploradas diferentes linguagens visuais;
  2. Observação de ilustrações de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica e suas características morfológicas e dispersão de sementes, entre outras;
  3. Plantio de semente de espécie arbórea nativa da Mata Atlântica;
  4. Reflexão sobre temas como biodiversidade, plantas nativas e exóticas da Mata Atlântica e preservação do meio ambiente.

Os alunos e professores são bem-vindos para desfrutar dessa oficina aqui mesmo no Engenho São Jorge dos Erasmos, onde disponibilizamos todo o material educativo (pranchas A3, Guia do Aluno e sementes para plantio), mediante agendamento prévio. A oficina tem duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.

A equipe do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos vem agora disponibilizar esse material on-line a fim de facilitar o seu uso em outros ambientes, além do próprio Engenho: Pranchas e Guia do Aluno.

Sugerimos as seguintes dimensões para impressão:

• Pranchas de representações da mata atlântica – A3 – Colorido
  • Pranchas com infográficos sobre as cinco espécies de árvores – A3 – Colorido
  • Guia do Aluno – A4 (frente e verso) – Colorido

Permanecemos a disposição para atender a quaisquer dúvidas. Entre em contato conosco!

Bom proveito!

Baixar material