BIOGEOGRAFIA URBANA

CURSO PRESENCIAL, GRATUITO E CERTIFICADO.

Sábados 11/03, 18/03, 25/03 e 1º/04, sempre das 10h às 12h, no auditório da Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária do Engenho dos Erasmos (PRCEU USP).

Público Alvo: Interessados nas temáticas paisagem e planejamento urbano, geografia urbana, ecologia urbana e biogeografia urbana, meio ambiente urbano, paisagem urbana

Objetivo: Ampliar o conhecimento dos participantes sobre aspectos teóricos e práticos da flora e fauna urbanas por intermédio da Biogeografia Urbana.

Vagas limitadas. Inscrições abertas até dia 1º/03, no Sistema Apolo USP.

Conteúdo programático:

1. Biogeografia urbana no contexto geográfico
2. Biodiversidade e serviços ambientais no ecossistema urbano
3. Principais características da flora e faunas urbanas
4. Técnicas de campo e laboratório em Biogeografia
5. Prática de campo de Biogeografia Urbana

Ministrante

Prof. Dr. Yuri Tavares Rocha (FFLCH-USP) – Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (1990); Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Felisberto Cavalheiro (In Memoriam). Realizou dois pós-doutorados: na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2011) e na Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Espanha (2016). É Professor Doutor do Departamento de Geografia/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Biogeografia (https://biogeografiausp.wordpress.com), Fitogeografia, Paisagem (https://tgpusp.wordpress.com), Geografia Física, Conservação da Natureza e Planejamento Ambiental. Membro da International Biogeography Society (IBS). Autor de mais de 140 publicações (entre artigos completos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros publicados e trabalhos publicados em anais de eventos) e orientou mais de 60 trabalhos acadêmicos (entre teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de conclusão de curso). Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e de alguns periódicos científicos.

março, 2023

11mar10:00BIOGEOGRAFIA URBANAAspectos Teóricos e Práticos Básicos de

sábado, 11 mar 2023, 10:00

CURSO PRESENCIAL, GRATUITO E CERTIFICADO.

Vagas limitadas. Inscrições abertas até dia 1º/03, no Sistema Apolo USP.

Conteúdo programático:

1. Biogeografia urbana no contexto geográfico